Oxfords ou Brogues?

Se já tiveste oportunidade de ver o filme Kingsman: Serviços Secretos, então deves ter reparado que os Kingsmen vestem-se melhor que o James Bond e não calçam qualquer sapato. Foi esta preocupação pelo guarda-roupa que me levou a investigar a diferença entre uns sapatos Oxford e uns Brogues (referenciados no filme). Não garanto que assim que acabes de ler este artigo fiques esclarecido mas vou fazer o meu melhor para ser o mais claro possível.

Vamos por partes…

OXFORD

A definição geral de um sapato oxford ainda é pouco clara e para piorar a situação um oxford pode por vezes ter broguings e um brogue ser, por sua vez, um oxford. Para evitar confusões, vê aqui primeiro a anatomia dos sapatos. (Memoriza a zona da gáspea).441699_mrp_e2_xl

O que define um oxford, de uma forma muito simplificada, é a zona entre os atacadores e a gáspea. O que vês na imagem em cima é conhecido por “closed face lacing system”, ou sistema fechado. Estão são considerados os sapatos mais formais de sempre.

BROGUE

Brogue é o nome que se dá às perfurações que criam um padrão no sapato, como podes ver na imagem em baixo. Logo, citando Colin Firth no filme Kingsman: Serviços Secretos: “Oxfords not brogues” – isto é, qualquer oxford com perfurações (brogues) é essencialmente um oxford mas a nomenclatura brogue ajuda a definir este modelo. Há imensas variações de brogues mas esta é a mais tradicional.

354897_mrp_e2_xl

Agora que os dois ‘modelos’ estão apresentados, há ainda uns pequenos pormenores no que toca ao uso dos mesmos. O oxford clássico é aquele sapato que nunca deve ser usado com calças de ganga ou blazer desportivo – é 100% formal por isso só combina com fato. Por outro lado, qualquer sapato com detalhes brogue pode ser conjugado, cuidadosamente, com um par de calças de ganga e um casaco desportivo – vai dar-te um look semi-formal.

Já que só falámos do sistema fechado de atacadores (supracitado), porque não dar a conhecer o sistema aberto?

DERBY

516667_mrp_e2_xl

O sistema aberto (“open lace system”) é a característica que revela estás a usar uns sapatos derby, como podes ver na imagem em cima. É também um sapato ideal para usar com fato.

Há muitos derby, tal como os oxford, com detalhes brogue, mas ao contrário dos oxford, estes nunca devem ser usados em ambientes formais.

Para acabar, sinto que também deveria mencionar outros modelos intemporáveis que todos nós deveríamos possuir.

LOAFER

MONK STRAP

BOTA CHELSEA

Nada confuso certo? Espero que este artigo te possa ajudar a distinguir os vários modelos de sapatos que existem e que possas usufruir dos mesmo da melhor forma.

A título de curiosidade, o Mr. Porter (loja de roupa online masculina) e o realizador Matthew Vaughn criaram uma linha de roupa luxuosa para o filme Kingsman: Serviços Secretos, e essa linha está agora disponível ao público. Apresenta uns preços um pouco exorbitantes que não são para qualquer um, mas podes espreitar toda a colecção aqui.

Fotos: Mr. Porter

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.