Confesso que a minha curiosidade pelo gin tónico é crescente. A equipa da Gin Lovers, sempre muito prestável, recebeu-me no seu espaço The Hall para ficar a conhecer melhor este projecto.

O The Hall fica situado, literalmente, no hall do The Hotel – confuso? The Hotel é um empresa de publicidade sediada na Rua Maria Cardoso 26 que convidou a Gin Lovers a “tomar conta” do hall do referido “hotel”.
No The Hall vais ser sempre bem recebido, pois para além de loja também é bar e o João, o barman, geralmente está lá todo o dia. Mais do que um barman, o João é um especialista com charme e um à vontade que te vai deixar rendido ao gin tónico – ele percebe mesmo do assunto. Aconselho vivamente a visitar a loja. As fotos podem impressionar mas mesmo assim não transmitem a verdadeira harmonia do espaço. Está aberto aos sábados – por isso não há desculpas!

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Março 2013, Carlos Alves encontra-se numa masterclass em Inglaterra e decide criar o projecto GIN LOVERS através de uma página do facebook. “O projecto Gin Lovers nasce com uma página de facebook – atualmente a plataforma com mais visibilidade da marca – em que a base do projecto era a troca de informação“, conta-nos o seu sócio José Lázaro. A resposta à página foi, de alguma forma, inesperada e pouco tempo depois já estavam a criar o dia nacional do gin tónico (geralmente no primeiro fim-de-semana de julho) – um evento que lhes deu grande visibilidade e que de certa forma se tornou viral. A Gin Lovers oficializa-se assim em outubro de 2013 e lança um site online e uma app para iPhone.

Atualmente no site da Gin Lovers podes encontrar produtos, receitas, truques e formações. “O primeiro produto que tivemos na loja online foi a Gin Lovers Experience, uma área de formação em que apostamos forte“, relembra José.

Em termos de formação a Gin Lovers oferece Workshops e as Experiences. Qualquer um destes packs são acompanhados por um guia que permite ao consumidor praticar o que aprendeu em casa, “queremos que haja esta partilha, esta troca de informação porque só assim o consumo do gin pode ser sustentado“. É certo que o gin tónico se encontra num ponto crescente e há de atingir o seu pico mas o objectivo da Gin Lovers é não deixar que a bebida caia em desuso uma vez que tenha atingido o referido pico, e que as pessoas continuem a consumi-la. “95% das pessoas ainda acha que o Gin é uma moda mas nós já achamos que é uma tendência que vai durar alguns anos.” afirma José e continua “O gin tónico sempre se bebeu, mas só agora é que foi reinventado a nível das proporções. Deixa de ser uma bebida em que o álcool está muito presente mas sim uma bebida mais suave com tantas variações de sabor e cheiros e sentidos que acaba por agradar quer o público feminino quer o masculino. Antigamente era 3/4 de gin e 1/4 de tónica, hoje em dia essas proporções inverteram-se. Há gins que podem ter 60% de álcool e não os sentimos, há outros mais frutados e que ao cheirar quase parecem um perfume. Esta reinvenção é a boa base do fenómeno do consumo do gin tónico“.

 

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Voltando à formação, os sucessores das Gin Lovers Experiences são os Workshops – 2 horas de formação no espaço The Hall – “onde falamos um pouco sobre a história do gin, a história da tónica, dos botânicos, dos copos, dos utensílios, como preparar o gin tónico e no fim há uma parte prática em que cada um faz o seu próprio gin tónico” explica.

O Gin Lovers Experience é considerado o “upgrade” dos workshops, com mais 2 horas (totalizando 4 horas), e tem sido um sucesso muito grande. Inclui todas as componentes do workshop mas com temas mais aprofundados. É dada especial atenção aos botânicos pois há imensos e “a maior parte das pessoas não têm conhecimento que o zimbro é a especiaria base para fazer qualquer gin, e quando o provam ficam admiradas pelo sabor a gin“. Nesta formação as pessoas têm oportunidade de provar e cheirar os botânicos e perceber melhor a sua funcionalidade. Há uma outra componente que as pessoas também gostam muito que é uma destilação ao vivo “onde trazemos umas infusões já preparadas: uma zimbrada (com zimbro), outra mais floral e outra mais cítrica e incentivamos o grupo a definir as quantidades que entram para o alambique. O resultado disso é que conseguimos ter um gin diferente em todas as formações e as pessoas acabam por perceber como todo o processo do gin é feito, desde a raiz.

A formação é uma forte aposta da Gin Lovers mas foi no ano de 2014 que acabou por acontecer todos os outros projectos, a revista (Gin Lovers Magazine), a celebração do dia nacional do gin tónico (edição 2014), merchandising e ainda um livro sobre Gin, a convite da Leya, Vamos beber um gin?. Por fim, a inauguração da loja em dezembro.

Fiquei finalmente a saber que Zest, para além de ser o título antecessor da revista Gin Lovers Magazine (lançada em abril de 2014) que conta já com três volumes, é um ingrediente essencial na confecção de um gin tónico: é a parte da casca dos citrinos que tiramos para aromatizar o gin tónico.

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A Gin Lovers Magazine identifica-se como a única revista de gin do mundo e sim, é uma revista que fala de gin mas que aposta numa apresentação diferente, nova, fresca e visualmente apelativa , “a ideia é continuar com o projecto e fazê-lo crescer ainda mais” conclui José.
Mesmo que neste momento possa já não ser a “única” – devido ao boom recente – ninguém lhes tira o estatuto de primeira revista de gin do mundo. Se gostavas de ganhar um pack com os três volumes da revista, visita o passatempo que está a decorrer até dia 2 de fevereiroaqui.

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Na loja, online e física estão disponíveis kits que vão permitir que faças o teu próprio gin tónico em casa de forma exemplar. As três caixas mais procuradas são a Selection 01 que possui um kit de iniciação com os 3 utensílios base, copo e 4 botânicos base que dão para todos os gins a nível de serves); a Selection 02, um pouco mais elaborada, 4 utensílios e 6 botânicos – “como as pessoas têm mais facilidade em arranjar os copos este kit tem só as ferramentas e os botânicos” frisa José. Uma caixa com 10 botânicos e um gin à escolha e outra com um gin, 5 botânicos e 2 utensílios competem na terceira posição. Na loja também são vendidos os tubos de botânicos avulso, cada tubo contém 5 botânicos distinguidos por um tubo preto e um tubo branco.

Também podes encontrar na loja as águas tónicas e ainda umas caixas de edição limitada com 6 garrafas em miniaturas de vários tipos de gins. Cada garrafa representa 1 dose “isto ajuda a incentivar as pessoas a aprimorarem o seu gosto, não correndo o risco de comprar uma garrafa que provas uma vez e afinal não gosta“. É de facto uma excelente ideia e confessa lá, só de olhar para a foto apetece tê-las a todas nem que seja para colecção.

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O que não estava à espera de encontrar no The Hall eram bolachas de zimbro (sim, eu provei e são deliciosas, tenho que aprender a receita…) e bombons de chocolate de gin. Estes bombons não são recheados com gin (como os tradicionais chocolates com licor) mas sim o próprio chocolate tem o trave a gin.

A expansão da Gin Lovers não fica por aqui, todas as últimas sextas-feiras de cada mês há uma festa dedicada a uma certa marca de gin – por isso, esta sexta-feira, dia 30, há uma festa no Vestigius. Aparece e aproveita para conheceres Amo.te Dry Gin e os vários serves possíveis para o mesmo.

A visita ao The Hall da Gin Lovers não ficou por aqui e de facto não podia acabar da melhor maneira… mas isso, amanhã partilho contigo!

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