Cerveja Vadia

No passado Festival de Cerveja Artesanal de Inverno em Portugal, no Mercado de Santa Clara, tivemos oportunidade de experimentar as cervejas artesanais Vadia. O nome Vadia surge por culpa da própria cerveja, sendo ela a causa dos inúmeros atrasos dos seus criadores, que levaram amigos e familiares a apelidá-los de Vadios. Eles são Nicolas, mestre cervejeiro com formação académica em Cervejaria, Nuno e Victor, dois informáticos convertidos também em cervejeiros. Começaram a produção da cerveja artesanal Vadia em 2007 e têm arrecadado vários prémios Nacionais e Internacionais, destacando as medalhas de Bronze e Prata no Brussels Beer Challenge, sendo ainda considerados produto do ano 2014.

O reconhecimento desta cerveja não é de admirar, trata-se de uma cerveja única, encorpada e rica em sabores e aromas distintos com uma produção baseada em quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras.

No Festival de Cerveja Artesanal, o Victor deu-nos a provar a gama das cervejas Vadia e explicou-nos o processo das mesmas.

Rubi

Sabores e aromas a cereais. Corpo pronunciado com notas a caramelo. O amargor final na boca equilibra com o corpo e o grau alcoólico elevado.
% Alc.: 6,5%
Maltes: Cevada clara e malte caramelo
Tipo: Lager
Estilo: Strong Red Lager
Lúpulos: Alemanha
IBU (amargor): 28 (amargor elevado)

Extra

Aromas florais e frutos maduros. Corpo pronunciado com sabores aduçicados. O amargor final na boca equilibra com o corpo e o grau alcoólico elevado.
% Alc.: 8,5%
Maltes: Cevada clara e malte caramelo
Tipo: Ale
Estilo: Strong Amber Ale
Lúpulos: Alemanha, República Checa e EUA
IBU (amargor): 34 (amargor forte)

Preta

Aromas a café provenientes do malte torrado. Sabor a malte e travo amargo final pronunciado. Espuma clara e persistente.
% Alc.: 5,1%
Maltes: Cevada clara e malte caramelo
Tipo: Lager
Estilo: Dark Lager
Lúpulos: Alemanha
IBU (amargor): 28 (amargor elevado)

Ruiva

Aromas a mel e cereal. Sabor a malte e travo amargo com final moderado. Aparência turva devido às proteínas do trigo. Textura muito macia.
% Alc.: 5,1%
Tipo: Lager
Estilo: Light Red Lager
Lúpulos: República Checa e Alemanha
IBU (amargor): 18 (amargor moderado)

Trigo

Sabores e aromas frutados a banana e ananás. Acidez que confere uma sensação de frescura e uma turbidez natural típica das cervejas de trigo.
% Alc.: 5,1%
Tipo: Ale
Estilo: Wheat beer ou Weizen bier
Lúpulos: Alemanha
IBU (amargor): 12 (pouco amarga)

Loira

Aromas a mel e floral provenientes do lúpulo. Sabor a malte e travo amargo final pronunciado. Deixa na boca um toque amanteigado típico das cervejas pilsner checas.
% Alc.: 5,1%
Tipo: Lager
Estilo: Cevada
Lúpulos: República Checa
IBU (amargor): 28 (amargor elevado)

 

A nossa preferência cai sobre a Rubi mas todas elas são muito especiais e podem encontrá-las à venda nos supermercados Jumbo ou para o pessoal de Leiria, a Vadia vai estar na Festa da Cerveja Artesanal no Mercado Sant’Ana de 13 a 15 de março. Já pensaram que pode ser uma boa prenda para o dia do Pai?

facebook.com/CervejaVadia

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.